O verdadeiro sentido…

Vi essa imagem no Facebook e resolvi que já era hora de escrever sobre isso:

559931_429840607098916_2083425741_nLi O Pequeno Príncipe já bem velha e me debulhei em lágrimas dentro de um ônibus quando li o final.

E uma das principais frases, um dos principais aprendizados que o livro traz é: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

Mas o que significa isso? Ser responsável por quem você cativou te torna cativo daquela responsabilidade? Complexo o jogo de palavras? Eis a minha versão para a interpretação desta frase.

Você está namorando, ficando, é casado com alguém e aquela pessoa te ama muito. Você fez uma promessa (de boca, no altar, diante do juiz, numa noite especial) de ficar com aquela pessoa não importa o que aconteça. Ela deposita em você todas as fichas, te confia o coração, mas de repente alguma coisa muda e você não sente mais aquela vontade de estar ao lado, de compartilhar a vida. Você é obrigado a ficar ali, nutrindo aquela relação porque é responsável pelo que cativou?

Definitivamente não.

Ser responsável por aquilo que cativas é tratar o sentimento que a outra pessoa nutriu por você com respeito e lealdade. É honrar a outra pessoa com a verdade e a sinceridade. Inclusive para dizer que o seu sentimento acabou, diminuiu, que você mudou. É ser honesto consigo mesmo e abrir mão da pessoa ainda que isso te custe vê-la(o) nos braços de outra pessoa, sendo feliz sem você.

Cativar não é ser cativo, estar para sempre preso a uma promessa.

Se você trai a confiança, o amor de outra pessoa só pela promessa, você está sendo irresponsável com o que cativou. Está sendo falso e nutrindo mentiras. Para ser assim, sério, melhor não ser…

Ser responsável pelo que cativa é fazer a mesma escolha todos os dias. Com o coração. Ainda que haja pedras no caminho, é ter a certeza de poder passar por elas de mãos dadas.

Se você não puder se honrar o amor da outra pessoa, apenas diga. Seja sincero e vire essa página. Deixando que a pessoa também vire a página que foi escrita por você.

 

Anúncios

Deixe um bocadinho de você...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s