Papo de consultório: CASPA

Eu sei que esse é um problema que atinge muita gente. Mas quando surge na cabeça da mulherada é, literalmente, de arrancar os cabelos! E, posso contar? Me atingiu…

Há algum tempo eu venho notando meu couro cabeludo muito oleoso, coçando e saindo umas casquinhas debaixo da minha unha. Totalemente eca!

A caspa pode parecer nojento, falta de higiene do(a) indivíduo(a), mas não é. A caspa é um problema sério, uma inflamação do couro cabeludo que além de provocar constrangimento, provoca coceira, descamação, vermelhidão do couro cabeludo e queda de cabelos.

Também conhecida como dermatite seborreica, a caspa se manifesta nas regiões do corpo com maior incidência de glândulas sebáceas – que geram mais oleosidade. Isso porque um fungo, presente na maioria dos couros cabeludos do planeta, chamado Malassezia, se alimenta da tal da oleosidade e deixa um rastro de subprodutos e ácidos que irritam a pele e perturbam a renovação celular. Por isso a danada surge.

Existem vários tipos de tratamento bem simples para a caspa: desde uma bem vinda reeducação alimentar até o uso tópico de xampus e loções capilares contendo disulfeto de selênio e cetoconazol.

(Antigamente xampus contendo os dois compostos eram abusrdamente caros, ultrapassando a casa dos R$50,00. E hoje eu encontrei na DrogaRaia o xampu GENÉRICO do Cetoconazol. Preço amigo: R$29,00. As marcas encontradas foram Medley e EMS. Optei pelo Medley.)

A caspa tem 3 níveis de intensidade:

  • Leve – Pequenos flocos esbranquiçados junto ao couro cabeludo, próximos à raiz dos fios, visíveis somente com raspagem ou escovação.
  • Moderada – Os flocos se encontram soltos entre os fios, sendo visíveis naturalmente — sem qualquer processo como raspagem ou escovação.
  • Intensa – Descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e visíveis na superfície do cabelo e sobre os ombros do indivíduo.

Causas:

As causas da dermatite seborréica são desconhecidas. Porém, alguns fatores podem agravar o quadro, tais como:

  • alterações hormonais;
  • estresse;
  • clima seco ou frio;
  • mudanças bruscas de temperatura;
  • alimentação de baixo valor nutritivo, especialmente com falta de proteínas.

Uma outra indicação para quem tem caspa é manter a higiene do cabelo sempre em dia. Isso significa lavar os cabelos todos os dias, faça chuva ou fala sol, tomar banho logo após os exercícios físicos e lavar o cabelo (o suor dá um boost na caspa, é um horror!) e usar uma vez por semana um xampu anti-resíduos junto com o seu xampu de tratamento escolhido.

Ah! Lavar os cabelos todos os dias não faz os fios caírem mais do que o normal, ok?

Minhas escolhas para comater este problema são o xampu anti-resíduos da Neutrogena, o xampu de Cetoconazol Genéricos Medley e o condicionador Arginina Resist da L’Oreal.

 

 

Anúncios

Deixe um bocadinho de você...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s